
Daltonismo
O que é o daltonismo?
O daltonismo (ou discromatopsia) é uma condição que se caracteriza pela dificuldade de distinguir cores. O seu nome deve-se a John Dalton, cientista britânico do século XVIII que descreveu pela primeira vez esta anomalia, da qual o próprio sofria.

Sintomas
Principais sintomas:
- Dificuldade de distinguir cores e tons de cores;
- Sensibilidade à luz;
- Dificuldade para identificar o brilho das cores;
- Nos casos mais graves, pode ainda levar ao surgimento de movimentos incontrolados nos olhos de um lado para o outro, chamado nistagmo.
Como funciona
A identificação das diferentes cores é possível graças a células muito especializadas, denominadas cones. Estas são capazes de detetar os diferentes comprimentos de onda, codificando a informação que o cérebro processa como cor. O daltonismo é causado pela falta (ou ausência total) de determinados cones.
Tratamento
O daltonismo não tem cura ou tratamento, mas determinadas medidas podem melhorar a qualidade de vida dos afetados por esta condição. Entre estas medidas estão o sistema de identificação de cores Color ADD e o uso de óculos e lentes específicas para daltonismo, que ajudam a aumentar o contraste entre cores de modo a facilitar a sua distinção.
Diagnóstico
Durante a infância, o daltonismo pode manifestar-se em diversos aspetos, tais como:
- Falta de interesse ou dificuldade ao ler páginas coloridas;
- Desenhar ou colorir com as cores erradas.
São principalmente os pais e professores os responsáveis pela deteção destes sinais. Em caso de suspeita de daltonismo, deve consultar-se um oftalmologista.
O principal teste usado na deteção de daltonismo é o teste de Ishihara.

